SÃO PAULO

Abas primárias

Roger Waters

Adolescentes da Basílica do Carmo cantam com Roger Waters

Por Andréia Gripp/Província Carmelitana de Santo Elias
11 de outubro de 2018

Jovens foram convidados pela produção do evento para comporem o coro de crianças da parte 2 da música "Another Brick In The Wall”.

Os shows de Roger Waters em São Paulo, nos dias 10 e 11 de outubro, tiveram a participação especial de 12 adolescentes Centro de Convivência da Criança e do Adolescente da Basílica Nossa Senhora do Carmo, em Bela Vista. Eles foram convidados pela produção do evento para comporem o coro de crianças da parte 2 da música "Another Brick In The Wall”.

Após o contato inicial com a obra social, feito por e-mail, houve a seleção dos jovens na instituição. A diretora do Centro, Jaqueline Paixão, conta como foram as etapas:

“O processo seletivo foi realizado logo após termos recebido o convite da produtora T4F. Nos pediram que selecionássemos 12 adolescentes, com idades de 12 anos a 14 anos. A escolha foi realizada a partir da participação de ensaios e aulas práticas de dança realizadas pelo professor Renan Marangoni, tendo como critérios o interesse, empenho e desempenho para com a ação proposta. Após a seleção dos 12, eles começaram os ensaios da coreografia com o Renan e preparação vocal e aulas de Inglês com o professor voluntário Alexandre Aragão. A produtora Carol Rheinheimer acompanhou os ensaios via vídeos e nos últimos dias, pessoalmente Os ensaios duraram dois meses.”

Participaram do grupo que se apresentou no Allianz Parque: Andresa Kelly da Silva Santana, 12 anos; Bianca dos Santos Pereira, 12 anos; Kaique Vieira de Lima, 13 anos; Gabriela Lima Dias, 14 anos; João Pedro Baião Leal; 14 anos; Júlia Katheleen, 13 anos; Maria Beatriz dias Pontes, 13 anos; Maria Eduarda de Almeida Paz, 12 anos; Polyana Oliveira da Silva, 14 anos; Pedro Henrique Feliciano da Silva Lima, 14 anos; Ruan Pablo Araújo Teixeira, 13 anos; Rakel Ágata de Oliveira Gonçalves, 14 anos; e Yasmin Vitória Saraiva De Matos, 14 anos.

“A participação dos nossos adolescentes em show de rock dessa proporção trouxe a eles uma experiência fantástica em relação a ampliação do repertório cultural. Do ponto de vista social, vejo também a oportunidade como ímpar na vida deles, pois segundo os seus familiares eles não teriam condições de ir ao um show como esse”, afirmou Jaqueline.

Este é o sentimento que mais os adolescentes expressam ao serem indagados sobre o que representou essa experiência para eles.

Kaique Vieira se disse impactado com tamanha alegria que viveu durante a preparação e, especialmente, no dia da apresentação. Ele participou do show na quarta-feira, dia 10. “Participar desse show do Roger Waters foi uma surpresa muito grande. Estou muito feliz, meu coração está acelerado”.

Bianca dos Santos complementou: “Estamos muito felizes porque não é todo mundo que tem uma oportunidade como essa. Eu só tenho a agradecer ao Roger e ao CCA Nossa Senhora do Carmo”.

A participação de adolescentes de obras sociais ou escolas locais nos shows é uma iniciativa de Roger que se repete há três turnês. No Brasil a experiência acontecerá também nas demais apresentações do artista: em Brasília (dia 13, no estádio Mané Garrincha), em Salvador (dia 17, na arena Fonte Nova), em Belo Horizonte (dia 21, no Mineirão), no Rio de Janeiro (dia 24, no Maracanã), em Curitiba (no dia 27, no Estádio Couto Pereira) e em Porto Alegre (dia 30, no estádio Beira-Rio). Também em Belo Horizonte e no Rio os adolescentes escolhidos participam de obras sociais mantidas pela Província Carmelitana de Santo Elias, da Ordem do Carmo.

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.