NACIONAL

Abas primárias

Compreender o momento atual

Começa a 31ª edição do Curso de Verão em SP

Por Redação
13 de janeiro de 2018

 Tendo abertura na terça-feira, 9, a atividade acontece na PUC-SP até dia 17
 

José Iago /Curso de Verão

Com o tema “Ética e Participação Popular na Política a Serviço do Bem Comum”, começou na terça-feira, 9, a 31ª edição do Curso de Verão, que se estenderá até o dia 17. 

Promovido pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular (CESEEP) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o Curso de Verão tem como objetivos: compreender o momento atual; resgatar os pilares do exercício da política; motivar a participação popular e sua organização, a serviço do bem comum; articular fé e política; cobrar o agir ético de todos os atores públicos e descortinar um horizonte de esperança. 

No texto preparatório para o curso, retoma-se o fato de que “a vida política do Brasil saiu de aparente apatia com as manifestações de rua, em julho de 2013. Foram seguidas pelos confrontos pró e contra o impeachment presidencial, pela ocupação das escolas pelos estudantes secundaristas e o surgimento de novos movimentos e partidos políticos”. 

Afirma-se, ainda, que a grande mídia teve decisiva influência no aprofundamento de um clima de acirramento das posições políticas e de intolerância nos debates. “Com a operação Lava Jato, o Judiciário pareceu acordar de sua lentidão. O combate à corrupção no sistema político ganhou força e apoio na sociedade, levando ao banco dos réus o conluio criminoso entre políticos, partidos e empresários”, continua o texto. 

“Se, de um lado, muitos jovens assumiram suas responsabilidades na esfera pública; de outro, muitas pessoas, decepcionadas, não se veem mais como cidadãos e cidadãs atuantes, mas apenas como consumidores avessos à vida política. Você e sua comunidade, grupo ou pastoral estão convidados a entrar no mutirão para a reconstrução da política como serviço ao bem comum”, afirmam os organizadores do Curso de Verão, que reúne pessoas e grupos de todo o Brasil.

Fonte: Ceseep

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.