NACIONAL

Abas primárias

Saúde

Estados receberão doses fracionadas de vacina contra a febre amarela

Por Redação
13 de janeiro de 2018

Com recomendação e autorização da OMS, 75 municípios realizarão campanhas de vacinação como medida preventiva e emergencial

Pixabay

O Ministério da Saúde anunciou na terça-feira, 9, que 75 municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia vão realizar campanhas de vacinação contra a febre amarela com doses fracionadas entre fevereiro e março. A decisão foi adotada mediante recomendação e autorização da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o fracionamento de doses é uma medida preventiva e emergencial adotada em razão do surto da doença no País e que será implementado em áreas selecionadas durante um período de 15 dias. 

Atualmente, o Ministério utiliza a dose padrão da vacina contra a febre amarela com 0,5ml. Já para a dose fracionada, são aplicados 0,1ml ou 1/5 da dose padrão. Dessa forma, um frasco com cinco doses da vacina padrão pode imunizar até 25 pessoas com a dose fracionada contra a doença. 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo atualizou para 13 o número de pessoas mortas por contrair febre amarela no Estado desde o ano passado. Desse total, três ocorreram na região metropolitana.

De 2017 até agora, foram registrados 29 casos autóctones de febre amarela silvestre no Estado. Os casos que evoluíram para óbito ocorreram nos municípios de Américo Brasiliense, Amparo, Batatais, Monte Alegre do Sul, Santa Lucia, São João da Boa Vista, Itatiba, Mairiporã e Nazaré Paulista. Houve, ainda, casos de transmissão sem morte nas cidades de Águas da Prata, Campinas, Santa Cruz do Rio Pardo, Tuiti, Mococa/Cassia dos Coqueiros, Jundiaí e Mairiporã.

Fonte: Agência Brasi

Para pesquisar, digite abaixo e tecle enter.